Álcool:
- Estima-se que 5% da população portuguesa seja alcoólica, o que equivale a meio milhão de pessoas. Mas apenas uma pequena percentagem procura ajuda- a organização dos Alcoólicos Anónimos tem, em Portugal, cerca de mil membros.
Drogas:
- Os últimos dados do IDT indicam que, em 2006, 32460 pessoas estiveram em consultas de ambulatório, sobretudo por causa de heroína. Em 2001, 7,8% da população com mais de 15 anos já tinha experimentado drogas.
Tabaco:
- Há, no nosso país, perto de 2 milhões de fumadores. desses, 70% dizem querer largar o hábito, mas apenas 10% a 15% o consegue, segundo os números da Sociedade portuguesa de Pneumologia.
Cafeína:
- O consumo de café per capita, em Portugal, ultrapassa os dez gramas diários, o equivalente a dois cafés em cada três dias por pessoa. Entre 1990 e 2003, o aumento foi de 18%, de acordo com o INE.
Comida:
- A obesidade atingia, em 2005-2006, 16,5% dos portugueses com mais de 18 anos, segundo o INS. As estatísticas mostram também que os homens (20,8%) sofrem mais deste problema do que as mulheres (16,6%).
Jogo:
- Somos osegundo país que mais aposta no Euromilhões (apenas ultrapassado pela França, com uma população 6 vezes maior). Um estudo da empresa de casinos Estoril-sol calcula que 17 mil portugueses sejam jogadores compulsivos.
Compras:
- Não há estudos adaptados à realidade portuguesa, mas um trabalho da Universidade de Stanford (EUA) indica que a oniomania (vício das compras) declarada, abrangerá cerca de 8% das pessoas- em Portugal, significaria 800mil pessoas.
Sexo:
- " Pensar em fazer só aquilo" pode sinalizar patologias obssessivo-compulsivas e perturbaçoes do impulso. Em Portugal, não há números, mas, nos EUA, estima-se que sofrem desta adição 16 milhões de pessoas, a maioria abusadas na infância.
Internet:
- Pesquisas internacionas de "internet-dependência" revelam que mais de metade dos "viciados" também depende de drogas e álcool e paresenta outros problemas psiquiátricos (depressão, ansiedade ou famílias disfuncionais).