quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mais um copo não ajuda a percorrer o caminho...




Mas o álcool não é a única droga que afecta a condução!
Até há bem pouco tempo, "bebe um copo para o caminho", era uma expressão muito utilizada em várias culturas, entre as quais a portuguesa.

No entanto, o consumo de álcool pode não ser o único problema quando falamos de condução perigosa...

Conduzir sob a influência de qualquer substância psico-activa (as drogas) pode deteriorar a destreza motora, a capacidade de reagir a tempo e o teu juízo. É uma preocupação na área da saúde pública uma vez que coloca em risco não só o condutor, como também os seus passageiros e todos aqueles com quem "partilhamos" a estrada.

Em anos recentes, tem-se vindo a reconhecer com maior frequência que existem outras drogas à parte do álcool, que actuam sobre o cérebro e que também constituem perigo para a segurança rodoviária. De uma forma geral, a investigação indica que a cannabis é a droga ilegal detectada com mais frequência nos condutores que operam com os reflexos diminuídos ou nos feridos fatais, assim como nas vítimas de acidentes com veículos motorizados.

Para além da cannabis, também surgem outras drogas como as benzodiazepinas, a cocaína, os opiáceos, e as anfetaminas. Nos EUA os acidentes de veículos motorizados são a principal causa de morte entre os jovens de 16 a 20 anos de idade. Este grupo apresenta menor experiência e maior risco de estar envolvido num acidente do que os condutores mais velhos e experientes. Quando se combina esta falta de experiência com o uso de substâncias psico-activas os resultados podem ser trágicos.

As drogas actuam sobre o cérebro e podem alterar:

•a percepção,
•a cognição,
•a atenção,
•o equilíbrio,
•a coordenação
•e outras faculdades necessárias à condução segura.

Os efeitos das substâncias psico-activas são diferentes, dependem da própria substância, da quantidade consumida, do historial do utilizador e outros factores.

O THC (princípio afecta as áreas do cérebro que controlam os movimentos do corpo, o equilíbrio, a coordenação, a memória e o discernimento, assim como as sensações. Por estes efeitos serem muitos e diversos é necessário realizar mais investigações para compreender o impacto da cannabis na habilidade dos condutores para reagir face a situações complexas e imprevisíveis. Contudo, sabemos que:

•O nível de deterioração das habilidades mentais (tanto de conduta como cognitivas) relacionadas com o rendimento do condutor está directamente relacionado com o nível de THC no sangue;

•A marijuana diminui a atenção, a percepção do tempo, a velocidade, e a habilidade do condutor de integrar a informação obtida em experiências passadas;

•As investigações demonstram que a deterioração das habilidades aumenta significativamente quando se combina marijuana com álcool;

•Os estudos demonstraram que muitos dos condutores que têm resultados positivos nos testes para detectar álcool também apresentam resultados positivos para o THC, o que mostra que conduzir drogado e embriagado são comportamentos frequentemente relacionados;

•Medicamentos de prescrição: muitos medicamentos (por exemplo, as benzodiazepinas e os analgésicos opiáceos) actuam sobre sistemas do cérebro que podem deteriorar a habilidade para conduzir.Com efeito, muitos medicamentos de prescrição vêm com uma advertência contra a operação de maquinaria, incluindo veículos, por um tempo específico após o seu uso. Quando se tomam medicamentos de prescrição sem supervisão médica é possível que o utilizador conduza com as suas capacidades deterioradas ou sofra outro tipo de reacção adversa;


Em resumo, conduzir sob a influência de drogas (qualquer que ela seja!) é uma actividade perigosa que nos coloca a todos em risco!

WOW!!!! Educação Sexual Obrigatória!



A partir de Setembro, a educação sexual será aplicada nos estabelecimentos de ensino básico e secundário.
Embora não seja transformada numa disciplina, a educação sexual vai ser obrigatória e a carga horária será adaptada a cada nível de ensino e a cada turma:
1º e 2º ciclos do ensino básico, não inferior a 6 horas distribuídas de forma equilibrada pelos diversos períodos do ano lectivo
3º ciclo do ensino básico e secundário, não inferior a 12 horas distribuídas de forma equilibrada pelos diversos períodos do ano lectivo
De acordo com a Lei n.º 60/2009, publicada no Diário da República de 06/08/09, independentemente da transversalidade do tema a outras disciplinas, a educação sexual integra-se no âmbito da educação para a saúde, em termos ainda a regulamentar pelo Governo.

A nova lei tem por objectivos, entre outros:

•Valorizar a sexualidade e afectividade entre as pessoas no desenvolvimento individual, respeitando o pluralismo das concepções existentes na sociedade portuguesa

•Reduzir consequências negativas dos comportamentos sexuais de risco, tais como a gravidez não desejada e as infecções sexualmente transmissíveis

•O respeito pela diferença entre as pessoas e as diferentes orientações sexuais

•Valorizar uma sexualidade responsável e informada.

http://www.dre.pt/pdf1sdip/2009/08/15100/0509705098.pdf

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

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Ora então um grande olá à tropa de Castelo Branco (não literalmente, até porque o actual quartel é agora o estabelecimento prisional!ehehhehehheheh);) Depois de alguns dias de férias, a G+ volta às ruas e noites de Castelo Branco! Porém, não irá ser por muito tempo! a G+ encontra-se na recta do fim! Pois é meus amigos,no final de Agosto dizemos adeus às ruas e noites albicastrenses e no final de setembro dizemos adeus ao projecto Geração +! Já está marcada a festa de despedida. Tudo aponta para que seja no dia 4 de Setembro! Por isso, estejam atendos a mais detalhes aqui no nosso/vosso blog!


Mas enquanto acaba e não acaba, contem hoje com a equipa para vos acompanhar em mais uma noite de Cowboiada!!!!ehehhehe (sempre no bom sentido da palavra hein!!!, não se esqueçam disso!;) )

Então até logo!!! Apareçam!!São sempre bem vindos como de costume!