quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Número de consumidores de droga subiu de 7,8% para 12%

A percentagem da população portuguesa que consumiu drogas alguma vez na vida aumentou de 7,8 para 12 por centro entre 2001 e o ano passado, referem dados hoje apresentados pelo presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT).
No universo considerado (entre os 15 e os 64 anos), destaca-se ainda que a droga que prevalece, com grande destaque das seguintes, é a cannabis, que fora consumida por 7,6 por cento da população em 2001 e aumentou para 11,7 por cento em 2007, de acordo com a apresentação feita hoje no Parlamento, em Lisboa, pelo responsável do IDT, João Goulão, do relatório anual daquele organismo, compilado com dados do ano passado.
Há sete anos, as restantes drogas tinham sido usadas por menos de um por cento da população, mas em 2007 o ecstasy e a heroína ultrapassaram ligeiramente aquele valor e a cocaína subiu mesmo para 1,9 por cento.
Quando o universo se restringe à população jovem adulta (15 aos 34 anos), os índices de consumo de estupefacientes pelo menos uma vez na vida sobem na generalidade, passando de 12,6 por cento em 2001 para 17,4 por cento no ano passado, ainda de acordo com os números apresentados por João Goulão aos deputados da Comissão Parlamentar da Saúde e Assuntos Sociais.
A predominância continua a pertencer à cannabis – que subiu de 12,4 para 17 por cento -, mas regista-se neste caso um aumento considerável da cocaína, que aumentou de 1,3 por cento para 2,8 por cento nos seis anos analisados.
A heroína manteve-se em 1,1 por cento, mas o ecstasy subiu de 1,4 para 2,6 por cento, revelam os dados do IDT.
Já no que toca à continuidade nos consumos registou-se uma queda considerável, pois há sete anos 44 por cento das pessoas que disseram ter consumido uma droga pelo menos uma vez afirmaram ter voltado a fazê-lo no último ano, valor que desceu para 31 por cento em 2007.
A cannabis continua a ser a droga mais consumida também neste grupo, mas igualmente com uma redução de 43 para 31 por cento entre 2001 e o ano passado, ainda segundo os dados apresentados pelo presidente do IDT, organismo estatal responsável pelo combate à toxicodependência.
Neste caso, as drogas em que houve mais reincidência no consumo foram a cocaína (embora com uma descida de 34 para 32 por cento) e a heroína (26 para 24 por cento), enquanto ecstasy obteve a maior descida - de 54 para 33 por cento.
Se o universo analisado, em vez da população entre os 15 e os 64 anos passar a ser entre os 15 e os 34, há um aumento considerável no caso da heroína: em 2001 os consumidores que disseram ter voltado a usá-la no último ano eram 28 por cento, mas no ano passado esse valor subiu para 35, a única subida registada nas drogas mais usadas.
Neste grupo, a cannabis baixou de 50 para 40 por cento, a cocaína de 46 para 41 por cento e o ecstasy de de 60 para 35 por cento.
Ao nível da União Europeia, Portugal aparece em oitavo lugar numa lista de 11 países quando é analisada a percentagem de pessoas que consmiu droga pelo menos uma vez na vida (11,7), com a Alemanha a liderar (42,4 por cento) e Chipre na cauda, com apenas 6,6 por cento, embora neste caso os valores se refiram a anos que variam entre 2003 e 2007.
Quando o período de reincidência ocorreu no último mês, Portugal sobe um lugar (para sétimo) com 2,4 por cento a dizer que voltaram a consumir nos últimos 30 dias, num quadro liderado pela Espanha (7,6 por cento) , seguida da Alemanha (6,5 por cento) e Inglaterra/País de Gales (5,2).
No fim da lista surgem a Lituânia (0,7) e Chipre e Hungria (1,4).


Fonte: LUSA/Sol

2 comentários:

Anónimo disse...

Deveriam haver mais equipas como vocês para ensinar os putos a consumir.
Só quando venho a Castelo é que não pego no carro depois de beber porque vou soprar na carrinha e depois perco a coragem de levar o carro sabendo que me posso lixar!

Geração + disse...

olá!!!
muito obrigado por comentares!!!
um dos nosso objectivos é tentar passar o máximo de informação de forma a que os jovens se possam informam de uma forma cosciente e responsável!!só desta forma poderá decidir o que quer fazer, quando o quer fazer e como o irá fazer, minimizando os riscos e dados que daí possam adevir!!
conhece-te a ti mesmo!!!!;)
comenta sempre!! a G+ agradece!