quinta-feira, 21 de maio de 2009

Portugal entre os maiores exportadores do vírus

Portugal, Espanha, Grécia e Sérvia são os quatro países que aparecem na lista negra das principais fontes de contágio com o vírus da Sida no espaço europeu. Os dados fazem parte do primeiro grande estudo sobre a transmissão da doença que é publicado hoje na revista "Retovirology".
O estudo, que analisou 16 países da Europa e Israel, revela que Portugal está no centro de muitas infecções no espaço europeu principalmente para o Luxemburgo, o que leva os investigadores a sugerirem que a taxa pode estar relacionada com o facto de 13 por cento da população residente no Luxemburgo ser constituída por emigrantes portugueses. O estudo refere que o Luxemburgo é mesmo o país com maior incidência de infecções por via externa seguido pela Áustria, Bélgica, Dinamarca e Alemanha.
Itália, Israel, Noruega, Holanda, Suécia, Suíça, e Reino Unido são países que importam mas também exportam o vírus HIV.
O país onde as infecções por via externa têm menos relevância é a Polónia.
O estudo que hoje vai ser publicado na revista "Retovirology" foi liderado pelo grego Dimitrios Paraskvis, da Universidade de Atenas, concluiu que o turismo é uma grande via migratória do HIV.
"Os destinos turísticos mais populares, como a Grécia, Portugal e Espanha, disseminaram o vírus através de turistas infectados durante as suas férias", afirma Paraskvis.
Para os cientistas que participaram no estudo "as estratégias de intervenção devem também ser dirigidas aos turistas, viajantes e migrantes".

3 comentários:

mlou disse...

Portugal tinha que estar nesse grupo, não era? Seria de admirar se não estivesse...

A globalização já chegou aqui, e é preciso ter cuidado, ter consciencia...

Isto é que é informação actualizada... Parabens!

mlou disse...

Em todas as estatisticas que relacionem a UE, Portugal encontra-se nos ultimos lugares, ou nos primeiros por maus motivos... Somos nós os parentes pobres da Europa? Somos nós a "Africa" da Europa? Bom clima num país ainda sub-desenvolvimento...? Enfim...

Mais um podio para nós!

Geração + disse...

olá mlou!!!
pois infelizmente, o nosso lindo país faz parte desse grupo sim! de facto é algo que de certo entristece todos os portugueses! só depende de nós mesmos (portugueses) mudar o rumo e a tendência das coisas!
precisamos de pequenos gestos assim como o teu, que demontra interesse e vontade de mudar!

mais uma vez obrigado por nos acompanhares e participares!
agradecemos bastante!

aparece sempre!;)