quarta-feira, 3 de junho de 2009

O SUCESSO DE DESCRIMINALIZAÇÃO DE DROGAS EM PORTUGAL


Considerado entre os 25 constitucionalistas liberais mais influentes dos Estados Unidos, Glenn Greenwald apresentou no dia 3 de Abril, no Cato Institute em Washington, um relatório intitulado “Descriminalização da Droga em Portugal: lições para criar políticas justas e bem sucedidas sobre a droga”, onde apresenta Portugal como um caso de sucesso quanto a políticas de droga.
Distinguindo o papel pioneiro e inovador de Portugal na UE, Glenn Greenwald refere a Descriminalização das Drogas e a adopção das novas políticas de Dissuasão implementadas pelo Estado Português, destacando os progressos alcançados nos diversos parâmetros analisados.
Mais do que muitas suposições e teorias, Portugal é destacado como um país que provou que se deve encarar o doente toxicodependente como alguém a recuperar e a reinserir na sociedade, em substituição da tradicional penalização que é ainda exercida em muitos outros países.
Para João Goulão, presidente do IDT, IP, a atenção dedicada ao trabalho desenvolvido internamente, por um País que tanto investe e aspira a resolver estas temáticas e se encontra num momento de viragem política sem precedentes, é sem dúvida motivador para toda a equipa e sobretudo para o trabalho diário com os nossos utentes.

P.S. para quem quiser saber mais aqui fica!

ou


Afinal Portugal até se porta bem algumas coisas hein!!?:P

5 comentários:

mlou disse...

Apesar de ser uma optimista, costumo ter para mim que de Portugal só vêm maus exemplos (lembremo-nos que fomos referidos na Europa como exemplo a não seguir quanto à entrada na UE e ao gasto do fundos!), e que os portugueses só são bons lá fora. Será isso ou será que é o nosso "fado" que fala mais alto e por isso pensamos assim? Este livro, este exemplo, faz-nos ver que não é bem assim...

Parabens pela divulgação! Pena que não seja mais referido... cá dentro...

Caminho convosco!*

Geração + disse...

olá Mlou!
sim, o nosso "fado" é esta melacolia que nos deixa andar sempre cá pela cauda da europa!
mas pelos visto não é tudo mau!!
e o investigador vem dos enormes E.U.A.!!!:O
afinal temos sucesso em alguma coisa tb....
gostamos muito dos teus comentários! obrigado!
vai aparecendo sempre!;)

mlou disse...

João Goulão foi ontem ao Parlamento, explicar o novo plano contra o Alcool, tendo sido sujeito a uma série de acusações e discordancias. Foram ainda apresentados os resultados desta acção desenvolvida pelo IDT para reduzir o consumo de drogas ilícitas, em que foram apresentadas reduções da taxa de continuidade de consumo de drogas ilícitas de 51,7% em 2001 para 40 em 2007.

No entanto foi afirmado pelos deputados que o Cato Institute, que aponta Portugal como caso de sucesso, aqui apresentado no post, "é de um organismo obscuro"...

São estas politiquices que mancham todo um trabalho, toda uma imagem que poderemos ter de algo positivo...

Geração + disse...

olá Mlou! bom dia! estivemos esta semana parados! por isso só agora publicamos o teu extremamente pertinente comentário!
sim, realmente o Dr Goulão tem encontrado grandes entraves entre os governantes do Estado!
sinceramente a nós o estudo representado parece-nos bastante pertinente e importante! não obstante a opinião politica, é de todo importantissimo que os resultados sejam tidos em conta!
e cabe a quem se preocupa, fazer valer as conclusões obtidas!
tanto nós como a Mlou parece que fazemos a nossa parte! haja mais quem nos siga!;)

obrigado por comentares!
é sempre gratificante!

aparece sempre!

mlou disse...

Eu aqui sublinhava que, mais que a divulgaçao dos resultados ou discordancias, o que interessa é que existe menos gente a consumir... Divulgação e reconhecimento?! Sem duvida que importantes, mas não o mais importante...

... Falamos da (qualidade de) vida de pessoas como eu ou voces, e existe actualmente 1esperança, 1objectivo na vida dessas pessoas.

Interesso-me sim bastante sobre estes assuntos... e por isso acompanho-vos de perto.

Vou passando...