quinta-feira, 9 de julho de 2009

Anel vaginal



Anel vaginal

O que é e como funciona
O anel vaginal é um método contraceptivo hormonal feito de plástico, transparente e flexível. É colocado pela própria mulher na vagina e deve ser mantido durante 3 semanas, parando durante 1 semana (ciclo de uso), período durante o qual vai libertando estrogéneo e progestagéneo, hormonas que ao entrar na corrente sanguínea inibem a ovulação, à semelhança da pílula.


Nível de eficácia
Quando usado correctamente, o anel vaginal oferece um elevado grau de eficácia
0,4 a 1,2 gravidezes por ano em cada 100 mulheres

Vantagens

•Não interfere no acto sexual
•É um método reversível
•As mulheres que usam o anel vaginal, têm propensão para períodos mais curtos e regulares
•Retorno rápido aos níveis de fertilidade anteriores à utilização do anel
•Pode ter outros efeitos benéficos para a saúde, como a protecção contra os cancros dos ovários ou do colo do útero.
•Previne também o aparecimento de quistos nos ovários

Desvantagens

•Não previne contra as IST’s
•Pode haver perda ou aumento de peso
•Podem provocar a irritação vaginal

Efeitos secundários

Os efeitos secundários são similares aos da pílula e decorrentes da acção do estrogéneo e progestagéneo. Em determinadas situações pode ocorrer efeitos secundários como o corrimento vaginal, infecção ou irritação.

2 comentários:

Mlou disse...

Ola!

Claro que é preferivel usar um método contraceptivo que nao usar mas... No seguimento do post anterior, uma das grandes desvantagens deste anel é a "não prevençao" das DSTs... Mas pelo que vejo tem também outras desvantagens: Problemas de trombose venosa (varizes), no coração ou AVC (acidente vascular cerebral) ou historial familiar; Epilepsia; Tensão elevada; Diabetes Mellitus; Excesso de peso; Problemas hepáticos graves; Cancro da mama ou genital porque são dependentes de hormonas; Doença que afecte o sistema imunitário. E claro que tambem não é aconselhavel se estiver a amamentar.

Como iniciei o comentario, é preferivel usar alguns que nenhum, mas... ha que estar completamente consciente.E para além disso a sua eficácia é menor que a pilula ou preservativo... e estes ultimos previnem as DSTs.

Deixo um beijinho e votos de bom fim de semana.
ML

Geração + disse...

olá Mlou!:)

sim, tem esses entraves todos sim! mas pelo que percebemos, vale pelo seu carácter inovador. e dependendo do contexto, poderá ser o mais adequado, uma vez que ha casais em que a pílula ou mesmo o preservativo nao sao os mais indicados, como por exemplo na alergia ao latex ou a quem sofre de enxaquecas.
muito porvavelmente tambem será um método que será aprefeiçoado e potencializado ao máximo! o importante é procurar sempre o melhor método e o que melhor se adequa às nossas necessidades e à nossa situação! ;)
desde já subscrevemos o que dizes tambem, é preferível usar um método do que não usar!eheheheeheheh
obrigado pelo interesse Mlou.

um bjinho tb pra ti da G+.

nao deixes de aparecer!:)