quinta-feira, 9 de julho de 2009

Portugueses vão ser inquiridos sobre atitudes e comportamentos face à infecção VIH/sida


A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida vai levar a cabo um inquérito aos portugueses sobre as atitudes e comportamentos face à infecção VIH/sida. O inquérito vai ser efectuado pela empresa Marktest, através de entrevistas telefónicas, a partir do dia 26 de Junho.

A iniciativa insere-se no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/sida 2007-2010, considerando-se prioritário conhecer as atitudes e comportamentos da população portuguesa quanto a exposições de risco para a infecção pelo VIH, bem como a resposta da população aos programas de prevenção em curso, nomeadamente no que se refere às campanhas de informação e comunicação. O objectivo final é a implementação de medidas que ajudem a esclarecer a população portuguesa.

3 comentários:

Mlou disse...

Peço desculpa mas não percebo: vao inquirir a populaçao portuguesa sobre se têm comportamentos de risco? E isso é possivel (realizavel) no nosso pais? E como é que é que será escolhida a amostra? Aleatória? Irão inquirir todos os grupos etários e sociais? Ou irão escolher a amostra e, à partida, influenciar o resultado?

Vao tambem perguntar se as pessoas mudam os comportamentos por verem uma publicidade? Se quando estão a ter os comportamentos de risco (isto se em cima responderam que sim) mudam as atitudes com simples anuncios? Não saberão as pessoas que o fazem?

Falta de informação? Não creio...

Geração + disse...

olá Mlou!:)
a nós pareceu-nos que o âmbito do estudo seria mais na perspectiva de fazer a população pensar sobre isso! isto é, talvez o estudo assuma uma perspectiva mais exploratória e por arrasto compreender melhor a opiniao geral do povo português! ou até se a tem ou não!
agora se irá resultar tambem nao sabemos,mas pode ser que tudo o que vier seja positivo! e seja bom para compreender o estado da nação, não em politica mas em matéria de comportamentos de risco!
ehehehehehhehehhe

é um prazer debater estas questões contigo. mais gente seguisse o exemplo!:)
a G+ agradece!

Mlou disse...

Sinceramente não concordo muito com este estudo mas... sao opiniões.

Acho que não é por inquéritos realizados assim que irão fazer a população pensar... E tambem acho que nao traram resultados fidedignos porque as pessoas irão contar "meias verdades". Para além disso não creio que a amostra não vá ser... "trabalhada". E assim vai-se gastar imenso dinheiro e recuros para fazer um estudo, como muitos sao feitos, sem resultado nenhum.

E para além disso as autoridades de saude locais ou regionais sabem exactamente o porquê dos novos casos... Os novos casos são sinalizadas. Digo-vos eu sem estudo algum: Sabem qual é a faixa etária em está a haver mais novos casos de Sida no Alentejo? Homens de + de 65 anos (sim é verdade!). E sabem porque? Por causa do isolamento os senhores procuram "damas de companhia" que têm sido um foco de infecções (já que estas pessoas não gostam "cá dessas modernices" que são os preservativos. Curioso, nao?

Será que o estudo vai reflectir isso? Não creio...

;)

Beijinho grande,
ML